Um em cada quatro pacientes não comparece a consultas e exames em Criciúma

O absenteísmo em consultas médicas e odontológicas, e procedimentos agendados é um problema que afeta o sistema de saúde. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, em Criciúma, um em cada quatro pacientes não comparece a consultas e exames. Somente em janeiro de 2025, 4.788 pacientes faltaram às consultas e exames agendados, representando 16,55% do total. Em fevereiro, esse índice subiu para 17,73%, com 6.122 ausências. “O não comparecimento, impacta diretamente na eficiência dos serviços de saúde e compromete o atendimento de outros pacientes que aguardam por consultas, ou demais procedimentos e exames”, reforça o prefeito Vagner Espíndola. 

Diante desse desafio, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde de Criciúma, reforça o compromisso em oferecer um atendimento de qualidade e destaca a importância da conscientização da população. Para minimizar os impactos do absenteísmo, a Secretaria orienta os cidadãos a entrarem em contato com a unidade de saúde para remarcar ou cancelar os agendamentos, garantindo assim um melhor aproveitamento das vagas disponíveis e um atendimento mais ágil para todos.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Deivid Freitas, cada vez mais pacientes deixam de comparecer a consultas agendadas sem comunicar antecipadamente.  “Nas Unidades de Saúde, por exemplo, aquele usuário que precisa se consultar, muitas vezes não consegue, porque outra pessoa já fez o agendamento via Telessaúde. No entanto, essa pessoa acaba não comparecendo à consulta e não avisa com tempo hábil para que outra possa ocupar sua vaga. O absenteísmo gera perda de eficiência e custos para o município e sobretudo contribui para o aumento da fila de espera”, explica.

Cancelamento e agendamento via Telesaúde

O cancelamento de agendamento de consultas e demais procedimentos pode ser realizado de forma rápida e acessível, diretamente pelo celular. Por meio do Tele-Saúde no WhatsApp. A ferramenta conta com um espaço específico para a solicitação de cancelamento de consultas agendadas, tanto médicas quanto odontológicas. “Além disso, a Secretaria está complementando ações, serviços e sistemas para que possamos avisar o paciente sobre suas consultas com dois dias ou um dia de antecedência, garantindo que ele se lembre do compromisso”, explica o secretário.

A coordenadora da Atenção Primária à Saúde (APS), Francielle Gava, destaca que há diversas medidas adotadas para lembrar os pacientes sobre as consultas e reduzir as faltas. Entre elas, estão o envio de comprovantes de agendamento para consultas clínicas e odontológicas, entregues no momento do agendamento via WhatsApp, além do envio de uma mensagem de confirmação por SMS, garantindo o compromisso com o atendimento.

Quando a falta de comparecimento prejudica quem mais precisa

 A taxa média mundial de absenteísmo no setor de saúde é de 23%, no SUS esse número sobre para 25%, no município, o índice chega a 20% quando se trata de consultas especializadas. Conforme o secretário de saúde esses números evidenciam o impacto do absenteísmo e a necessidade de conscientização para o uso mais responsável dos serviços de saúde.“É importante ressaltar que o paciente que realmente necessita da consulta, seja médica ou odontológica, dificilmente esquecerá seu compromisso”. 

Caso o paciente tenha uma consulta agendada e precise cancelar por algum motivo, o ideal é entrar em contato com a unidade com, pelo menos, dois dias de antecedência, pois essa ação permite o encaixe de outro paciente. “Se a pessoal não avisa em tempo hábil não há como realocar a vaga disponível, isso provoca desperdício de recursos públicos, e prolonga a fila de espera. Por isso, continuamos a promover ações de educação em saúde, para esclarecer os usuários quanto a importância de comparecer aos agendamentos, ou ao menos comunicar a ausência com antecedência”, finaliza Freitas.

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