Criciúma: reunião com bispo define destino da réplica de igrejinha

José Adílio
[email protected]

O prefeito de Criciúma Vagner Espíndola esteve reunido na tarde de ontem com o bispo da Diocese de Criciúma Dom Jacinto Inácio Flach para definir o futuro da réplica da primeira igrejinha de Criciúma. No encontro ficou a dúvida do novo local para a construção da réplica. O encontro foi realizado na casa do bispo.

“Então, coincidentemente saímos agora da casa do bispo porque a ideia é fazer a reconstrução da réplica da igreja, mas o local é que agora a gente está discutindo com o bispo”, falou o prefeito. Segundo o chefe do Poder Executivo, quando a réplica foi construída no ano de 2016, não foi colocada para que a diocese ou até alguma paróquia cuidasse. “Portanto é que o bispo só ficou sabendo do incêndio da igrejinha por nós quando chegamos na reunião. Ele nem sabia que havia pego fogo porque ela não estava dentro da composição da diocese porque ela estava em desuso, não havia celebrações eucarística e missas lá”, pontuou Espíndola.

O prefeito adiantou que os próximos passos serão o levantamento feito pela diocese da necessidade de um local onde a igreja possa ser construída. “Após a definição do terreno, nós iremos atrás de parcerias com empresas de construção civil da cidade para podermos viabilizar a nova réplica”, concluiu o prefeito.

Ainda na manhã de ontem, uma equipe da Defesa Civil de Criciúma esteve no local para fazer a limpeza dos destroços que sobraram do incêndio. Também umas equipe do Corpo de Bombeiro esteve no local para realizar a perícia e apurar as causas do sinistro. O resultado da perícia deverá sair em 20 dias.

Entenda o caso

Na noite de segunda-feira, um incêndio destruiu a réplica da primeira igreja católica da cidade de Criciúma, localizada na Mina Brasil. O fogo iniciou na torre. O incêndio ocasionou danos em toda a sua estrutura, colapsando paredes, assoalho e telhado, bem como danificando por completo os móveis e utensílios que havia no interior. Quando o Corpo de Bombeiros chegou para combater as chamas, a igrejinha já estava praticamente destruída. A construção estava localizada nas proximidades da Defesa Civil e da antiga Vila Olímpica.

A réplica de madeira de 75 metros quadrados, construída em 2016, era um modelo da igreja original de 1899 que acomodava aproximadamente 70 pessoas. A Engenharia Castagnel foi responsável pela obra entregue ao bispo Dom Jacinto Flach na gestão do prefeito Márcio Búrigo.

Leia a matéria completa na edição desta quarta-feira, dia 2, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

O post Criciúma: reunião com bispo define destino da réplica de igrejinha apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.