Tigre inicia a caminhada rumo ao sonho do acesso

Tiago Monte

Criciúma

A espera do torcedor carvoeiro chegou ao fim. Após 23 longos dias de pausa, o Tigre entra em campo, nesta sexta-feira, a partir das 21 horas, diante do Operário (PR), no estádio Heriberto Hülse. Será a estreia do time treinado por Zé Ricardo na Série B do Campeonato Brasileiro. A partida mais recente do Criciúma foi no dia 11 de março, diante do Remo, pela Copa do Brasil. Antes, o time havia sido eliminado do Catarinense, nos pênaltis, pelo Joinville.

O objetivo do Tricolor Carvoeiro na competição nacional é um só: repetir 2023 e garantir o acesso para a Série A. Entretanto, o treinador acredita que o campeonato será bastante competitivo. “Cada ano que passa, o Campeonato Brasileiro, não só da Série B, mas também da Série A e das outras séries, tem aumentado o nível de competitividade e de concorrência. Isso principalmente pelo fato de a gente ter hoje um número alto de estrangeiros podendo jogar na Série A, nove jogadores por clube, e isso faz com que muitos atletas, que até então estavam disputando a Série A, fiquem sem espaço e acabem vindo também para a equipe de Série B, Série C, e isso acaba aumentando o nível da competição “, ressalta.

Para o treinador, o nível de organização das equipes da Série B também está aumentando muito. “É planejamento e continuidade de alguns trabalhos, então, certamente a gente espera uma competição que seja bastante difícil e precisamos fazer um campeonato onde  teremos que superar os nossos limites e buscar o nosso principal objetivo na competição. Sem dúvida nenhuma vai ser, não só a estreia, mas toda a competição bastante competitiva”, pontua Zé Ricardo.

Mistério na montagem da equipe titular

Os treinos fechados são constantes durante a preparação do Criciúma. A imprensa teve acesso a poucos trabalhos. Desta forma, é difícil saber qual time começará jogando. Entretanto, conforme os jogos-treino, o técnico Zé Ricardo deve montar o time com três atacantes: Talisson, Neto Pessoa e Diego Gonçalves.

Entretanto, a principal dúvida é na lateral-direita. Jonathan e Léo Alaba não estão 100% fisicamente. Assim, o jovem Kaik é o único disponível da posição. Desta forma, aumentam as chances de Marcelo Benevenuto ou Hudson serem improvisados na posição. “A gente tem jogadores especialistas na posição, o Jonathan e o Alaba, mas eles tiveram um problema físico e estão. Vamos ver em quanto tempo eles poderão atuar em alto nível. A gente já trabalhou com o Marcelo (Benevenuto), que já tinha trabalhado comigo assim no Botafogo, há muito tempo atrás, o próprio Hudson, que chegou agora e jogou bastante tempo na Patrocinense, de lateral direito, é um jogador que a gente também observa e vem fazendo bons treinos na posição. Inclusive, já entrou contra Caxias e contra Juventude na lateral direita. Então, a gente tem opção e está bem servido. Não é uma posição que me preocupa para a estreia e para a sequência da competição”, comenta Zé Ricardo.

Outra dúvida é no gol: joga Caíque ou o jovem Kauã? Zé Ricardo admite que ainda não decidiu. “Eu acho que o Criciúma está muito bem servido de goleiro, eu já falei isso aqui muitas vezes. Quem for entrar em campo, Caíque ou Kauã, vai ter a confiança total da comissão técnica. A preocupação, tecnicamente falando, é zero. Ainda não está decidido quem vai atuar, mas quem for entrar em campo, na sexta-feira, terá total confiança”, reforça Zé Ricardo.

O treinador ainda fez questão, em entrevista coletiva, de esclarecer a situação que envolveu o goleiro Caíque , na segunda quinzena de março. “O Caíque cometeu um ato e, realmente, ele percebeu que errou. Na verdade, ele tinha um protocolo e acabou descumprindo. Era para ele estar em casa, de repouso. Não é verdade que ele foi a um local jogar. Pelo contrário, ele foi apenas assistir, mas, mesmo assim, ele estava liberado do nosso dia de trabalho para poder estar em casa, dentro do protocolo, com uma possível virose. Então foi isso e foi resolvido. O atleta tomou a punição que precisava tomar, ele entendeu, aceitou e está trabalhando”, pontua.

Campeonato Brasileiro – Série B – 1ª Rodada

04/04 (sexta-feira) – 21 horas – estádio Heriberto Hülse, em Criciúma

CRICIÚMA

Kauã (Caíque); Hudson (Leo Alaba), Rodrigo, Luciano Castán e Marcelo Hermes; Matheus Trindade, Everton Morelli e Fellipe Mateus; Talisson (Juninho), Neto Pessoa e Diego Gonçalves. Técnico: Zé Ricardo

OPERÁRIO (PR)

Elias; Diogo Mateus, Allan Godoi, Joseph e Gabriel Feliciano; Fransergio, Neto Paraíba e Boschilia; Allano, Vinícius Mingotti e Rodrigo Rodrigues. Técnico: Bruno Pivetti

Arbitragem: Denis da Silva Ribeiro Serafim (AL); Auxiliares: Esdras Mariano de Lima Albuquerque (AL) e Luis Carlos de França Costa (RN); VAR: Ilbert Estevam da Silva (SP); AVAR: Herman Brumel Vani (SP) e Péricles Bassols Pegado Cortez (RJ).

O post Tigre inicia a caminhada rumo ao sonho do acesso apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.