Criciúma implementa Centro de Atendimento ao Autista

Criciúma
[email protected]

No Dia Mundial de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista, comemorado ontem, o Governo de Criciúma recebeu as chaves do imóvel onde será construído o Centro de Atendimento ao Autista. O espaço será implementado no antigo Alvorada Clube, no bairro Pinheirinho, atualmente administrado pela Associação de Professores e Funcionários da Unesc (Aprofucri). O objetivo é melhor acolher e aprimorar o desenvolvimento educacional de estudantes com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os primeiros trabalhos de limpeza do local devem começar a partir do dia 18 de abril.

“Hoje, no Dia Mundial da Conscientização do Transtorno do Espectro Autista, damos um passo muito importante para Criciúma. Recebemos as chaves do imóvel onde será construído o Centro de Atendimento ao Autista. Esse espaço foi pensado para acolher e oferecer suporte especializado às crianças autistas da nossa rede municipal, garantindo um atendimento multiprofissional que contribua para o desenvolvimento delas. Agradeço a todos os envolvidos nesse projeto, em especial à equipe da Educação, que vem trabalhando para fortalecer a inclusão em nossas escolas”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola.

Inicialmente, o Centro de Atendimento ao Autista atenderá crianças diagnosticadas com TEA matriculadas nas escolas da rede municipal de ensino de Criciúma. O atendimento multiprofissional será realizado no contraturno escolar dos estudantes. Atualmente, a rede municipal possui 724 crianças autistas, distribuídas nas 62 instituições de ensino.

Rede de apoio

De acordo com a secretária de Educação, Geovana Benedet Zanette, a iniciativa deve criar uma rede de apoio para as famílias dos estudantes com o espectro. “Queremos realizar um trabalho intenso de orientação e capacitação com as famílias dos estudantes diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista. Santa Catarina possui dois modelos de atendimento ao autista que prestam um excelente trabalho e que serviram de inspiração para o nosso projeto”, destacou a secretária.

O projeto será executado conforme as necessidades do município, mas utiliza como inspiração o modelo de abordagem de duas outras instituições catarinenses: o Complexo Neurossensorial Casa do Autista, localizado em Balneário Camboriú, que usa o método terapêutico Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para realizar o atendimento às crianças e suas famílias há um ano; e o Centro de Atendimento à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista de Itapema, que também oferece suporte multiprofissional.residentes do município.

Leia a matéria completa na edição desta quinta-feira, dia 3, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

O post Criciúma implementa Centro de Atendimento ao Autista apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.