Abordagem a pessoas em situação de rua é realizada no bairro Pinheirinho

Com o objetivo de oferecer acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade em Criciúma, aconteceu na manhã desta segunda-feira (7) a segunda ação de abordagem a pessoas em situação de rua no bairro Pinheirinho. A operação contou com a participação das equipes da Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde, Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT), Polícia Militar, Defesa Civil e do setor de limpeza urbana. Em média, oito pessoas aceitaram a internação voluntária e 18 moradores foram atendidos no Centro POP.

“Às 6h desta segunda-feira, estivemos com nossa equipe da Saúde, do Social, e com a Polícia Militar, em uma ação de cuidado e acolhimento às pessoas em situação de rua. Conversamos, ouvimos, encaminhamos para reabilitação e depois para o mercado de trabalho. Essa é uma missão que fazemos também com o coração, porque esse é o nosso compromisso”, afirmou o prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola.

A operação dá continuidade às ações iniciadas em 10 de janeiro deste ano, e tem o intuito de oferecer alternativas de reinserção social a cidadãos em situação de vulnerabilidade social, muitos deles, com dependência química e fichas criminais. De acordo com a secretária de Assistência Social, Dudi Sônego, a força-tarefa visa garantir dignidade e a construção de um novo projeto de vida para essas pessoas, desde que aceitem o apoio ofertado.

“O saldo da ação foi positivo durante essa segunda ação. Desde a ampliação das vagas de internação para o tratamento de dependência química em janeiro, estamos com 135 pessoas em tratamento no nosso município. Isso reflete também nas ruas, muitos dos pontos que haviam pessoas dormindo todos os dias estão diminuindo, representando a redução do problema, principalmente, na grande região do Pinheirinho”, ressaltou a secretária.

O secretário municipal de Saúde, Deivid Freitas, destacou que a equipe de abordagem é formada por assistentes sociais, enfermeiros e médicos, que formalizaram a documentação para a internação imediata, à medida que o cidadão concorde com o acolhimento. “Essa é uma parceria importante pra atuarmos em conjunto. Nesta manhã, conseguimos encaminhar uma média de oito pessoas para a internação, que dura nove meses. Esses cidadãos vão passar por um acompanhamento, desde o encaminhamento para a clínica até o período após a reabilitação, para que consigam atingir o melhor resultado no seu tratamento”, explicou o secretário.

No Centro POP, os cidadãos acolhidos foram orientados para a internação voluntária em leitos clínicos, contratados pela Prefeitura de Criciúma. Já os que não aceitaram o acolhimento ou tratamento foram orientados e, quando possível, serão encaminhados para suas cidades de origem. Como parte da operação, a Defesa Civil anunciou o bloqueio das margens da ponte do bairro Santo Antônio, próximo da Avenida Centenário, medida que busca impedir novas ocupações irregulares na área.

Segundo o diretor da Defesa Civil, Fred Gomes, a ação faz parte de um esforço contínuo da gestão municipal para enfrentar de forma coordenada e humanizada a complexa realidade das pessoas em situação de rua. “No Santo Antônio, bloqueamos os acessos na cabeceira da ponte para evitar que as pessoas entrem e ocupem o local, além de aumentar a segurança, após casos recentes de violência no local. Já no Fábio Silva, demolimos uma casa abandonada que servia de ponto para atividades ilícitas, dentro de uma força-tarefa de limpeza e revitalização do bairro”, concluiu o diretor.

Demolição de casa abandonada

O Governo de Criciúma, por meio da Defesa Civil, realizou também a demolição de uma casa abandonada na rua Luiz João Milanese, no bairro Fábio Silva, nesta segunda-feira (7). A ação teve o objetivo de eliminar riscos à população e recuperar áreas em situação de degradação. O imóvel, sem manutenção dos proprietários, acumulava lixo, pragas e era ocupado irregularmente, tornando-se ponto de drogas e atividades ilícitas. Após notificações sem resposta, a Administração Municipal interveio para garantir a ordem pública.

O post Abordagem a pessoas em situação de rua é realizada no bairro Pinheirinho apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.