Atletismo de Criciúma conquista medalhas no Meeting Paralímpico

 Atletas da JUDECRI/FME/AD Criciúma participaram das provas de atletismo do Meeting Paralímpico Loterias Caixa, uma das etapas do Meeting Paralímpico promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O evento reuniu 596 atletas para disputar provas de atletismo, natação e bocha no Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. Neste domingo, três atletas de alto rendimento de Criciúma conquistaram juntos seis medalhas.

Com 454 inscrições apenas no atletismo, a etapa catarinense marca o início da temporada para atletas que buscam vaga nos Campeonatos Mundiais de Natação e Atletismo de 2025. O atleta André Borges Eliseo, 31 anos, participava das corridas.  Ele precisou passar por uma nova classificação funcional, um processo no qual profissionais especializados avaliam as habilidades motoras para redefinir a categoria em que cada um pode competir.  “Sentimos necessidade de solicitar uma nova classificação devido às limitações de mobilidade e problemas respiratórios. Hoje André ganhou ouro no lançamento de disco e prata no arremesso de peso”, informa o técnico Claudio Pacheco.

Marlete Vicente, 61 anos, iniciou seus treinamentos na Judecri há 38 anos, quando buscou superar as dificuldades geradas pela paralisia infantil. A atleta conquistou duas medalhas de ouro, uma no arremesso de peso e outra no lançamento de disco.

Juliano Domingues, 47 anos, é conhecido como Juliano do Triciclo por trafegar pelas ruas da cidade. Formou-se em Recursos Humanos depois de desistir dos cursos de Administração, Informática e Psicologia. No entanto, é nos treinos que ele encontra motivação para desenvolver suas habilidades e ter momentos de convivência. Ele ganhou medalha de prata no lançamento de club e bronze no lançamento de disco. “O club parece um taco ou bastão, é uma adaptação para atletas com deficiências físicas severas. O atleta fica sentado numa cadeira para realizar o lançamento”, explicou o técnico.

A Associação dos Deficientes Físicos de Criciúma (Judecri) é uma entidade filantrópica fundada em 1981 com o objetivo de promover a inclusão social de pessoas com deficiência física. A Fundação Municipal de Esportes de Criciúma (FME) é responsável por promover e apoiar atividades esportivas na cidade e uma das parceiras que auxilia com apoio financeiro.

O Meeting Paralímpico, realizado anualmente desde 2021, tem como objetivo descentralizar o paradesporto e revelar novos talentos em todo o Brasil. Neste ano, o evento percorrerá os 26 estados e o Distrito Federal. Além de competições, o evento promove inclusão, visibilidade e incentivo à prática esportiva para pessoas com deficiência.

O post Atletismo de Criciúma conquista medalhas no Meeting Paralímpico apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.