Criciúma realiza ações em abril sobre autismo e hipertensão 

O mês de abril marca uma nova etapa do Programa Saúde em Cores, iniciativa do Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, que promove, ao longo do ano, campanhas educativas e ações preventivas voltadas à saúde da população. Neste mês, o programa concentra suas atividades no Abril Azul, de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), e no Abril Vermelho, dedicado à prevenção e controle da hipertensão arterial. Com os slogans “Entenda. Aceite. Inclua!” e “Verifique sua pressão. Valorize seu coração!”, a campanha visa mobilizar a cidade para o cuidado com a saúde e o respeito às diferenças. 

“A campanha de abril trata de dois pilares importantes para nossa cidade: a inclusão das pessoas com TEA e o enfrentamento de uma das doenças que mais acometem os adultos e idosos, a hipertensão. Estamos falando de cuidado com o outro e de cuidado com a própria vida. Esse é o espírito do Saúde em Cores”, destaca o prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola.

O vice-prefeito Salésio Lima também ressalta a importância das ações. “Estamos promovendo a conscientização, mas também garantindo que as famílias saibam a quem recorrer e como prevenir.” 

Segundo o secretário municipal de Saúde, Deivid de Freitas Floriano, a proposta do Abril Vermelho é incentivar a prevenção por meio de informação e hábitos saudáveis. “A hipertensão é uma doença silenciosa e perigosa. O que propomos com o Abril Vermelho é simples: que as pessoas conheçam sua pressão arterial e entendam que hábitos saudáveis fazem toda a diferença.”

Durante todo o mês, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) intensificam o acompanhamento de pessoas hipertensas e promovem ações educativas sobre fatores de risco, prevenção e os serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

Já no eixo do Abril Azul, o foco está na sensibilização da sociedade sobre o autismo. Escolas, unidades de saúde e outros equipamentos públicos vão realizar ações de estímulo à empatia e ao respeito. “O autismo é uma condição do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, a interação social e o comportamento. Nem todo atraso no desenvolvimento é sinônimo de autismo, o que reforça a importância da avaliação médica”, explica o secretário.

A campanha também reforça os canais de atendimento e diagnóstico para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), realizados por meio de instituições conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), como a Associação dos Amigos dos Autistas (AMA), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), o Centro Especializado em Reabilitação (CER) e o serviço de Atendimento Multiprofissional Especializado (MULTI). 

Sobre o Programa

Lançado em janeiro, o Programa Saúde em Cores segue até o fim do ano com campanhas mensais que integram saúde, educação e assistência social, promovendo uma mobilização contínua por uma Criciúma mais saudável e preparada para o futuro.

O post Criciúma realiza ações em abril sobre autismo e hipertensão  apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.