Rede de Cuidado à PcD realiza 2º encontro do projeto “Mãos que Acolhem”

Organizado pela Secretaria de Saúde, por meio da Coordenação da Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência, o projeto Mãos que Acolhem tem como objetivo proporcionar momentos de autocuidado, escuta e acolhimento aos pais de crianças atípicas, que muitas vezes atingem o esgotamento físico e mental devido à intensa rotina de dedicação aos filhos. O segundo encontro da iniciativa reuniu cerca de 20 mães e pais no espaço Integra Mente. A próxima sessão do Mãos que Acolhem está marcada para a última sexta-feira de abril (25).

O secretário de Saúde de Criciúma, Deivid Freitas, destaca que essa é uma das ações elaboradas para o mês de conscientização do autismo, focada no acolhimento dos pais atípicos como um reconhecimento dos desafios enfrentados por eles. “Por meio de iniciativas como essa, nós buscamos promover um atendimento acolhedor, que respeite as individualidades e ofereça mais qualidade de vida não apenas para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista, mas também para os familiares de pessoas atípicas e toda a comunidade”, afirmou o secretário.

O projeto Mãos que Acolhem é realizado no espaço Integra Mente, um ambiente de terapias alternativas onde os pais participam de atividades relaxantes como auriculoterapia, massoterapia, meditação, Reiki e, por fim, dicas de beleza para as mães. “O último encontro, foi um sucesso, muitas mães gostaram e se emocionaram. Nós também nos emocionamos em proporcionar esse acolhimento, porque entendemos os desafios que elas enfrentam, com a dedicação integral aos filhos atípicos”, destaca a coordenadora da Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência, Fernanda Casagrande Velho Matiolli. Embora a maioria do público seja feminino, os pais também são convidados a participar das atividades de autocuidado.

O casal Emily e Arthur Cordeiro, pais de um menino de quatro anos diagnosticado com autismo, participou pela primeira vez do encontro na última sexta-feira (11). Emily elogia o projeto e afirma que as atividades promovidas trouxeram relaxamento e uma sensação de bem-estar. “Gostei bastante, foi maravilhoso porque fomos bem acolhidos. A gente precisa disso, não só as famílias atípicas, mas as famílias típicas também, por conta dessa sobrecarga da sociedade”, comenta.

As inscrições para participar do próximo encontro podem ser realizadas nas sedes da APAE, CER e AMA ou pelo e-mail [email protected]. O encontro ocorrerá no dia 25 de abril, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h, no Integra Mente, Rua Giácomo Sônego Neto, s/n, no Pinheirinho.

Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência

Além do projeto Mãos que Acolhem, a recém-criada Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência do município já possui outras ações programadas para este mês. No dia 22 de abril, será apresentada a cartilha da Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência e os servidores das Unidades Básicas de Saúdes (UBSs) receberão uma capacitação para melhorar o atendimento e acolhimento às pessoas com autismo. No dia 28, a Secretaria de Saúde de Criciúma participará de um simpósio macrorregional, em que estarão presentes 27 municípios, sobre a integralidade do cuidado com a pessoa com deficiência.

O post Rede de Cuidado à PcD realiza 2º encontro do projeto “Mãos que Acolhem” apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.