Municípios intensificam o combate à dengue

Içara/Morro da Fumaça
Edson Padoin
[email protected]

Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas e chuvas, o risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, se intensifica. Esse período, que vai de novembro a março, é crítico para o combate à doença, e os municípios da região Sul têm se mobilizado para conter o avanço dos casos e conscientizar a população sobre a importância da prevenção.

No ano de 2024, Santa Catarina registrou uma importante transmissão da dengue, o que levou o Governo a decretar situação de emergência. Foram registrados, até o momento, 346.625 casos prováveis da doença no estado. Além disso, foram contabilizados 340 óbitos decorrentes da infecção com o vírus da dengue. Em relação à situação entomológica, já foram registrados 65.843 focos do mosquito em 283 municípios.

Alerta

O diretor da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Santa Catarina (SES), João Augusto Brancher Fuck, alerta sobre a importância de ações de prevenção e da colaboração de toda a sociedade. “No ano de 2024 foram registrados números históricos da doença em todo o país, e aqui no Estado não foi diferente. Diante desse cenário, diversas ações foram realizadas pela equipe, e foram intensificadas nas últimas semanas, especialmente sobre manejo clínico, controle do vetor e notificação dos casos. Mas é sempre importante lembrar que esse cenário demanda o envolvimento de todos, poder público e sociedade, e a eliminação de locais com água parada continua sendo a melhor estratégia de prevenção”.

Diversos municípios do estado têm intensificado suas campanhas de prevenção à dengue. Em Siderópolis, a Secretaria de Saúde promoveu uma reunião com profissionais da área para discutir estratégias de combate ao mosquito.

Monitoramento

Para isso, as agentes de endemias realizam um trabalho constante de monitoramento, com a verificação semanal de 70 armadilhas espalhadas pela cidade e vistorias quinzenais em pontos estratégicos, como cemitérios, postos de combustíveis e borracharias. Nádia de Menech, uma das agentes de endemias de Siderópolis, destaca a importância da participação da população. “Pedimos para que os moradores confiram potes de água de pets e flores, piscinas, materiais que possam acumular água. Um copo de plástico ou até uma tampinha de garrafa são suficientes para o mosquito se reproduzir”, salienta.

Armadilhas são fundamentais no combate

Em Morro da Fumaça, a situação de controle está em fase preventiva. “Hoje no município a gente não tem casos de foco e nem casos positivos de dengue. O que é feito é um trabalho de prevenção com 77 armadilhas inspecionadas semanalmente, além de visitas a locais estratégicos, como borracharias e cemitérios, que podem acumular água”, afirma a agente de endemias, Rute Martinez. Além disso, a cidade realiza blitz sanitária e distribui panfletos educativos, abordando a população diretamente nas ruas e escolas.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Içara, Graziela Macarini Zuchinalli, detalha os esforços em seu município. “Atualmente, estamos com 102 focos e algumas áreas do município foram decretadas infestadas pela Dive. Nos bairros Centro, Raichaski, Jardim Elizabete, Jussara e Vila Nova, que são os considerados infestados, realizamos varreduras a cada dois meses para eliminar criadouros, e usamos larvicidas em locais como caixas d’água e piscinas. Fora desses bairros, a fiscalização é feita em armadilhas a cada sete dias, além das visitas em pontos estratégicos”, explica Graziela.

Casos positivos

Com relação aos casos da doença em Içara, a coordenadora detalha que apenas aconteceu no início do ano. “Os casos autóctones, que são os adquiridos no município, nós tivemos três e foram todos no início do ano. Por enquanto nós não temos nenhum caso, não temos nada suspeito e ainda estamos em um momento bem tranquilo”, completa.

Já no Balneário Rincão, a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Renata Leopoldo, enfatiza a importância da informação no combate à dengue, especialmente durante a temporada de verão. “Estamos com nossas agentes comunitárias de saúde realizando ações como entrega de panfletos explicativos da doença, observação de focos e conscientização da população”. O município notificou até agora, 47 casos de dengue, com três casos confirmados, todos relacionados a viagens para locais com surtos da doença.

Leia a matéria completa na edição desta quarta-feira, dia 18, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

O post Municípios intensificam o combate à dengue apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.