Instalação de câmeras de monitoramento já iniciou nos CEIs Afasc

Após alguns episódios envolvendo as crianças atendidas em determinados Centros de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), o prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola, assinou um termo aditivo ao contrato de gestão firmado com a Afasc, no qual obriga a entidade a implantar câmeras de monitoramento em todas as 278 salas de aula, das 40 unidades escolares. Trabalho esse que iniciou na segunda-feira, dia 24, e deve ser finalizado em até 90 dias.

Medida

As câmeras serão instaladas em todas as salas de aula, beneficiando aproximadamente seis mil alunos que frequentam os CEIs.

De acordo com Juceli Alano, diretor executivo da Afasc, a proposta tem como principais objetivos garantir a segurança de alunos, professores e funcionários. “Essa medida tem gerado expectativas entre pais e educadores, que acreditam que a presença das câmeras contribuirá para um ambiente escolar mais seguro e protegido. A Afasc se compromete a seguir rigorosamente as diretrizes estabelecidas para a operação das câmeras, assegurando a privacidade e o respeito aos direitos de todos os envolvidos”, ressalta.

Ocorrências que culminaram na decisão

Dois episódios recentes foram registrados em CEIs da Afasc. A primeira aconteceu no CEI Afasc Beato Aníbal Maria di Frância, no bairro São Francisco, quando um menino do Grupo 2 (entre um ano e um mês até um ano e 11 meses), que deveria ser supervisionado por duas profissionais na sala de aula, saiu sozinho, engatinhando até o pátio, e foi encontrado por populares próximo à grade, aos prantos.

O segundo foi registrado na unidade escolar do bairro São Sebastião, na sexta-feira, dia 7, onde uma criança de dois anos ficou ferida após ser mordida ao menos sete vezes por outra criança. As duas situações alarmantes teriam sido causadas pela falta de supervisão.

No ano passado, outros casos de negligência vieram à tona. Uma estagiária foi filmada agredindo uma criança de cinco anos. As imagens viralizaram. Além disso, um bebê teve queimaduras com água quente, e outra criança foi mordida no rosto, por um coleguinha, ficando cheia de marcas.

Leia a matéria completa na edição desta quinta-feira, dia 27, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

O post Instalação de câmeras de monitoramento já iniciou nos CEIs Afasc apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.